A) Competição entre as empresas da mesma indústria:
A rivalidade assume a forma de disputa por posição, utilizando táticas como concorrência de preços, lançamento de novos produtos, agressivas campanhas de vendas ou aumento de serviços aos clientes. Com relação à fixação de preços, na indústria de fast-food, não há uma fixação de preços baseados na concorrência e, sim, nos custos de produção, apesar de existir uma intensa monitoração dos preços praticados no mercado.
O segmento franquias concorre via diferenciação, uma vez que possuem um
controle de sua matéria-prima desde o início da cadeia, o que os leva a ter qualidade
inquestionável. Suas promoções são normalmente clonadas pelos segmentos
independente e redes a preços inferiores.
B) Ameaça de entrada de novos concorrentes:
principal barreira para a entrada de um novo concorrente, a localização favorável, pois
consideram-na um fator fundamental como atributo de escolha da loja pelo cliente.
No segmento franquias, a curva de aprendizagem é considerada a principal
barreira à entrada, porque, nesse segmento, as lojas trabalham com padrões préestabelecidos
e necessitam de alta tecnologia e treinamento, além da necessidade
de coordenação com a central, o que dificulta resolução de problemas imediatos.
C) Poder dos Fornecedores:
No segmento franquias, todos os fornecedores são fixos e com contratos de
exclusividade. O poder de negociação dos fornecedores não é alto, já que esses
trabalham em parceria com as centrais, que negociam os contratos de fornecimento
em grandes volumes, para atender todas as franquias, o que gera economias de
escala. Em contrapartida, em caso de necessidade de mudança de fornecedores, os
custos são muito elevados, caso em que é necessária uma transição pela
especificidade dos ativos e processos.
D) Poder dos Clientes:
Na indústria de fast food, foi possível constatar uma generalização em todos os
segmentos delineados com relação ao tratamento com os clientes, pois existe uma
pulverização desses, e nenhum segmento tem uma categoria fixa de clientes, com
algumas exceções.
As franquias podem ter liberdade para realizar promoções locais, independente
de sua rede, sem autorização das centrais, e seus pacotes promocionais são
clonados e podem ser encontrados no mesmo formato nas lojas do segmento redes.
E) Concorrência de Produtos Substitutos:
Ressaltamos que, somados à concorrência dos produtos não baseados
em hambúrguer, estão os produtos embalados prontos para consumo, encontrados
corriqueiramente em supermercados, conveniências e padarias. Comidas
preparadas são atrativas para os supermercados por oferecerem grandes margens
de lucro.
Por serem localizadas, em sua maioria, em um shopping center, as lojas do
segmento franquias têm, como produto substituto, qualquer loja, não apenas do
ramo alimentício, em que os consumidores possam auferir gastos.
O segmento independente tem, como produto substituto, qualquer tipo de refeição
rápida. Não fornece nenhum outro tipo de produto a não ser sanduíche e não possui
sistema de delivery. Considera como vantagem de seus produtos sobre os
substitutos o horário de funcionamento, mesmo do segmento redes, e o fato de
prepararem seus produtos somente após o pedido do cliente ser efetuado.
2. As vantages competitivas do Habib's:


1ª loja - Av. Cerro Corá - SP
- O respeito às preferências do consumidor;
- Qualidade;
- Preço;
- Lucro;
- Solidez Financeira;
- Uso do Benchmarking;
- Foco no Cliente;
- Motivação dos Funcionários;
- Preparo ( treinamento ) da equipe;
- Inovação, dentre outras vantagens.
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